Regulamento

2o Campeonato Brasileiro de Foguetes

Regulamento da Competição de Lançamento de Foguetes de Água

- Serão aceitas inscrições individuais e de equipes. As equipes podem ser compostas por até 4 membros.

- Podem ser feitas inscrições nas três categorias descritas abaixo:

a) Ensino Fundamental – estudantes do 6º ano ao 9º ano com idades entre 12 e 15 anos.
b) Ensino Médio – estudantes do 10º ao 12º ano com idades entre 15 e 18 anos.
c) Livre – qualquer pessoa com idade superior a 18 anos.

Nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio é necessária a participação de um professor orientador. 

- Todos os competidores serão responsáveis pela  confecção dos foguetes de água e das bases de lançamento. As bases de lançamento e os foguetes podem ser levados ao local de lançamento montados ou podem ser construídos em local disponibilizado para esse fim  pela organização da competição.

- A organização fornecerá, se necessário, garrafas PET, para auxiliar os participantes a confeccionarem os seus foguetes. Todos os outros materiais a serem utilizados são de responsabilidade dos participantes.

- Os foguetes somente devem ser confeccionados com a utilização de uma garrafa PET de 2 litros.

- A organização também disponibilizará bases de lançamento no local onde será realizada a competição. As equipes que necessitarão utilizá-las devem fazer uma solicitação com antecedência mínima de 2 dias.

- Os participantes são encorajados a serem criativos no desenvolvimento das aletas, dos cones superiores e no design do foguete (pintura, adesivos, ...)

- Cada competidor poderá utilizar dois foguetes.

- Os competidores terão a sua disposição um horário específico para realização de testes antes do início da competição.

- No momentos do lançamento cada competidor (equipe ou individual) deve ajustar o volume de água, a pressão do ar, o ângulo de inclinação para o lançamento e a direção do lançamento. Não há limite para o volume de água, mas a pressão do ar não pode ultrapassar 100psi.

- Haverá duas competições para cada categoria:

a) Maior altura.                     
Serão realizadas etapas seletivas. Cada seletiva contará com a participação de no máximo 15 competidores. Em cada etapa serão escolhidos dois competidores para participar da próxima etapa. Cada competidor poderá fazer dois lançamentos. Será considerado o melhor resultado. As seletivas serão realizadas até que se tenha selecionado os 10 competidores que participação da etapa final em cada uma das três categorias.  

b) Lançamento de precisão.
Será colocado um alvo a 40 metros do local do lançamento. Cada competidor poderá fazer dois lançamentos. Em torno do alvo serão colocados círculos concêntricos a distâncias previamente definidas. A queda do foguete em cada círculo ou no alvo corresponderá a uma pontuação específica. As potuações obtidas nos dois lançamentos serão somadas. Os 10 competidores que obtiverem maior pontuação, em cada uma das três categorias, serão selecionadas para participar da final.

Obs: No caso empate entre os competidores melhores colocados nas seletivas e na final da competição, os competidores que estiverem empatados terão que realizar mais um lançamento, em uma competição somente entre eles, para que seja possível determinar o vencedor ou o competidor que passará a próxima fase.  Esse procedimento, que é o mesmo para cada uma das competições, será repetido até que seja possível declarar um vencedor.

- Em cada uma das competições, e para cada uma das três categorias, haverá três competidores premiados. Haverá premiação específica para o primeiro, o segundo e o terceiro colocados. A organização do evento anunciará os prêmios oferecidos antes do início da competição.

- Haverá uma premiação específica para os foguetes mais criativos e para os competidores mais animados.

- Os casos omissos serão analisados pelo júri escolhido pela organização do concurso.

- O júri será soberano em suas decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário